E-mail: espaco35@yahoo.com.br
CNPJ. 06.199.461/0001-11
“Nosso maior temor é que sejamos mais poderosos do que pensamos.”
(Nelson Mandel)PORTIFÓLIO INSTITUCIONAL
1. APRESENTAÇÃO
O ESPAÇO 35 é uma OSCIP, certificada pelo Ministério da Justiça, conforme Processo nº. 08071.002050/2005-12, publicado no DOU de 14/11/2005, que tem por missão a Educação,Cultura,Artes em geral,Profissionalização,promoção da auto estima e bem estar de jovens e adultos afro descendentes de todas as faixas etárias,através do desenvolvimento de suas potencialidades,nos vários campos da capacidade humana. È uma organização sem fins lucrativos e de interesse público, sem tendência religiosa ou partidária, cujos trabalhos educativos e culturais, vem sendo desenvolvidos desde 1994, no seio da comunidade da Vila São José em Brazlândia e redondezas.
Esse trabalho iniciou-se pela necessidade de alfabetização, moradia, saúde, educação e cultura da comunidade, e da observação da idealizadora do projeto, em constatar que seus concidadãos, tinham absoluta dificuldade em decifrar letreiros de ônibus, no comércio e segundo eles mesmos pelo “vexame” de “por o dedão” em qualquer papel a assinar, e além de muitos, em sua maioria mulheres, terem vontade de lerem seus livros, ganharem dinheiro, e tornarem-se um pouco mais independentes de seus companheiros.
Diante disso e pensando em contribuir para acabar com esse “vexame” do analfabetismo, estimulando a melhoria da qualidade de vida da comunidade e pelo interesse profundo de compartilhar os saberes acadêmicos e populares, para o desenvolvimento de uma consciência cidadã e auto-estima, foi que a idealizadora Elza Caetano resolveu transformar sua casa, num espaço democrático, para que pessoas da comunidade pudessem se reunir, discutir questões que tanto carecem de soluções. Pensou e fez.
Desde então trabalha para a implementação da História e Cultura africana, para que o resgate dos valores ancestrais, através da Lei 10.639/03, fortaleça a cultura afro brasileira, tendo em vista a cidade ter mais de 60% de afro descendentes no Distrito Federal.
Promovendo assim a inserção social de todos no grande “caldeirão” de demais culturas da cidade , reacendendo o fogo da vontade do saber, reaquecendo antigos sonhos, tornando visíveis, os afro descendentes da cidade.
2. Quem Somos
Somos uma equipe de Educadores Populares, Pedagogas, professores aposentados, administrador, psicólogo, profissionais de diversas áreas, estudantes e voluntários de diversos setores.
2.1.Nosso Objetivo
Contribuir para a implantação da Lei 10.639/03.
Gerar trabalho e renda com o aprendizado igualitário de jovens e adultos afro descendentes.
3. Quanto tempo
Ao longo de mais de 10 anos, temos realizado nossos trabalhos em residências, onde buscamos com nossos próprios recursos, adquirir o material necessário à execução das aulas, tendo com isso feito um controle social, onde conseguimos detectar como e onde podemos atuar.
4. Nossa Missão
Ser para a comunidade jovem e adulta negra e afro descendente, um caminho seguro e confiável de aprendizado integral, sustentável, ético,solidário e equilibrado entre o que queremos,o que devemos e o podemos realizar junto para o melhoria do futuro de todos nós.
5. O que fazemos
Promovemos cursos livres de:
· Alfabetização significativa para jovens e adultos com ênfase na História e Cultura Africana e afro brasileira, priorizando as mulheres;
· Artesanatos e transformação de roupas usadas;
· Fabricação de vestuário afro;
· Reaproveitamento, enriquecimento alimentares naturais e alternativos;
· Cultivo de hortas orgânicas;
· Culinária afro baianas;
· Educação ambiental e ecológica;
· Saúde e atividades práticas de auto massagens;
· Atendimento e acompanhamento aos membros da comunidade com dificuldade de aprendizagem, visando sua inclusão na rede pública de ensino;
· Espaço Popular de Leitura; esta inclusive fortaleceu-se com a ajuda da AEC.
· Atendimento à estudantes de ensino especial;
· Oficinas de teatro, danças brasileiras em geral; capoeira e percussão;
· Uma vez por semana temos uma contadora de histórias e oferecemos brinquedoteca.
· Círculos de Cultura
· Palestras e estudos filosóficos.
Compartilhando as experiências adquiridas através de inúmeras atividades político-pedagógicas, nas culturas populares regionais e também modos de outros lugares,com pesquisas,promovemos eventos de ações afirmativas, na qual tomamos a defesa da mulher, da criança, dos jovens, dos adultos e dos idosos,do meio ambiente, buscando alcançar todos os meios de acesso a educação, cultura, artes em geral, moradia, saúde, segurança, transporte, esporte, lazer e profissionalização para todos indistintamente de ser ou não educando de nossas salas.
6- Nosso Trabalho
São desenvolvidas aulas de alfabetização de 2ª a 5ª feira, no período noturno. As 6ªs feiras é coordenação da equipe;
Aos sábados são ministradas aulas de artesanatos, revezando com a percussão:
· Crochê, bordados, tricô, pinturas em tecido, costura, fuxico, onde oferecemos materiais recicláveis, para confecção de colchas, almofadas, cortinas e outros, para venda dos próprios aprendizes.
· Transformação e Consertos de diversos materiais, reciclagem de papéis e garrafas de refrigerante, para venda, revertendo para os alunos.
· Educação ambiental e ecológica, cultivo de orgânicos, cursos de reaproveitamento e enriquecimento de alimentos, com especialistas em agroecologia.
· Palestras e exposições sobre saúde, prevenção de doenças e distribuição de preservativos;
· Seminários sobre temas afro-brasileiros, que são levantados pelos professores em salas de aula, onde também são abordados os assuntos como cidadania, moradia, saúde, deficiências, transporte, segurança, dentre outros.
· Cursos profissionalizantes /técnicos em parceria com o Sebrae, órgãos públicos e privados,
· Cursos de Artes Cênicas, Percussão, Canto e Danças afro-brasileiras.
7-Trabalhos Desenvolvidos
· Alfabetização solidária em parceria com a Unb, período 2000/2001;
· Projeto Alfa inclusão em parceria com PNUD/MEC, período 10/2005 a 11/2006/ 2007 com alfabetização significativa e cooperativa.
· Fundação Cultural Palmares parceria, para execução do Convênio “O Samba Brasileiro”, período 12/2006 a 05/2007. Pesquisas sobre educação e cultura afro-brasileira.
· Ministério Público da União e Territórios do DF parceria, no atendimento de jovens e adultos em vulnerabilidade social, em cumprimento de penas alternativas;
· Fórum EJA/UNB parceria com o Fórum EJA/UNB, desde 2000. (GTPA – Grupo de Trabalho Pró Alfabetização).Alfabetização e Educação Continuada de Jovens e Adultos.
· Min.da Cultura parceria no projeto O samba é o pretexto e a cidadania é o contexto.Pesquisas sobre História e Cultura Africana; História do Samba e instrumentos musicais afros;Projeto Dança da Inclusão para crianças deficientes –CENEBRAZ.
· Trabalhamos com 06 turmas de 25 alunos,entre 12 e 30 anos e até mais
· Participação nos Conselhos de Turismo de Brazlândia; de Segurança Urbano e Rural e com o Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável –DLIS,Conselho do Direito da Mulher,Conselho de Defesa do Direito do Negro.
8 – Pensamento Futuro
Pleiteamos junto ao Governo do Distrito Federal e Administração Regional de Brazlândia, um terreno para construção de Complexo Cultural Afro Brasileiro, para atender com melhores condições os estudantes e a comunidade, que anseiam por espaço adequado para ensaios, estudos, pesquisas e lazer.
Sonhamos um sonho com a comunidade, onde haja maiores e reais possibilidades, para que no futuro, haja melhoria na qualidade de vida desses jovens e adultos, dessas inúmeras famílias que se tiverem uma oportunidade, farão a diferença, na cidade, porque são atrizes e atores de sua própria história.
Nós, do Espaço 35, entendemos que todas as gentes, só são pobres financeiramente,porque ainda não tiveram uma oportunidade;todos merecem ter um atendimento de qualidade educacional, merecem ser bem tratados, com dignidade e respeito,pois sabemos que só se melhorará o mundo,quando melhorar as oportunidades e estas chegarem cada vez mais perto de quem necessita.
Aguardamos dias muito melhores.
Responsável : Profª.Caetana 61.33911610 96689130